julho/18
13

Entendendo melhor sobre o Pre-College através dos cursos – By Larissa Dias

Publicado por

Tudo começa através dos títulos: Is Fashion frivolous? Exploring gender, race and politics through clothing e Kissing and telling: Amorous art forms from Kamasutra to Kpop. Só por aí já dá pra ver a beleza dos cursos e a preocupação das professoras em torná-los atraentes para os alunos e isso faz toda diferença.

 

As aulas aqui são diferentes das que eu estava acostumada no Brasil. A principal diferença é que as turmas possuem pouquíssimos alunos. A primeira tem doze e a segunda sete. Nada a ver com o nosso Ensino Médio sempre lotado, né? A exclusividade da aula traz uma nova dinâmica para o curso, o aprendizado é construído através de conversas descontraídas com as professoras e colegas de turma, mas ainda sim com conteúdos acadêmicos importantíssimos. Uma ótima oportunidade para dar uma pausa nas longas e cansativas palestras onde só o professor fala e os alunos escutam. Até o arranjo da sala é pensado para a inclusão de todos na discussão: sempre sentamos em círculos e fazemos trabalhos em duplas e grupos.

 

Outra diferença, é que a cidade de Nova Iorque vira extensão da sala de aula. Vamos a várias excursões de campo pela cidade e, entre a diversão e os estudos, o conhecimento floresce. Com a aula de Fashion, fomos ao MET (Metropolitan museum of art) ver a exposição “Heavenly bodies” que discute o imaginário católico através das roupas. Fomos também a um brechó comprar roupas usadas, porém em ainda bom estado, para modificá-las. Além disso, tivemos uma aula fora do campus na “Hungarian pastry shop” para trabalhar em nossa redação enquanto comíamos café da manhã. Para o Kissing and telling, também fomos ao MET, dessa vez para apresentar para a turma uma obra de arte do museu que tinha ligação com algo que amamos. Ainda, dias antes da nossa excursão a professora comprou donuts para todas as alunas e discutimos sobre amor à nação com uma dose a mais de açúcar.

Como o programa é um “Pre-college”, seu objetivo é nos preparar para a vida universitária e, apesar de toda a diversão, os cursos cumprem com seu papel. Temos diversos materiais de leitura durante a semana: livros, artigos e a própria apostila separada pelos professores. Também, escrevemos várias redações, entre elas estão “Wearing memories” (escrever sobre uma peça de roupa que tenha valor sentimental para você), “Kamasutra nowadays” (escrever um Kamasutra para a geração atual), “4th of July’s letter” (carta onde exaltamos amor à nação e ao mesmo tempo criticamos a rígida política contra imigrantes) e muito mais.

Enfim, estou muito satisfeita com os cursos que escolhi e estou ansiosa para o que vem a seguir. Estou lendo um livro para a aula de Kissing and telling e temos uma aula programada fora do campus, no Central Park, especificamente. Para a aula de Fashion, iremos a um desfile de moda e teremos uma palestra com convidada especial que irá nos ajudar a ressignificar as roupas que compramos no brechó. Mal posso esperar!
Por Larissa Dias, bolsistas do Ganhar o Mundo