julho/17
20

Diário de Viagem – By Rafaela Bastos

Publicado por

Na semana passada, eu conheci 3 das melhores universidades do mundo – Princeton, Yale e Columbia – e escrevo esse texto para falar algumas das minhas primeiras impressões dessas universidades. Apesar de todas estarem vazias devido ao final de semana + férias escolares + feriado (4th of July), durante esse tour pelas ivies, eu pude perceber uma coisa: o grande investimento em sua infraestrutura. Todas as três são enormes, têm prédios imponentes e possuem grandes áreas verdes para acolher os estudantes.

Essas universidades têm algumas centenas de anos, e podemos perceber isso muito bem quando olhamos para os seus prédios. As construções são antigas e históricas, e muito bem preservadas! Quando você passa por um daqueles imponentes prédios, você sente que viajou 300 anos ao passado e pode presenciar a história de fato. É muito legal!

Eu também gostei muito dos campus das universidades. São enormes, bem cuidados e com muitas áreas verdes, perfeito para tudo que você quiser fazer; sentar, relaxar e observar a paisagem, seja estudar para um teste, fazer um piquenique ou jogar frisbe com os amigos.

Outra coisa que percebi foi o contraste entre as localizações dessas universidades. Enquanto a Columbia University está localizado no meio do grande e agitado centro do capitalismo mundial, New York City, a Princeton University está localizada em uma college town que possui o mesmo nome. E isso é uma grande diferença, pois enquanto em Nova York você tem acesso a tudo o que desejar quando você desejar, em Princeton, você não tem toda a variedade de lojas e atividades que uma cidade grande oferece. Contudo, se você gosta de lugares mais calmos e menos movimentados, Princeton é excelente para você. Já Yale esta localizada em New Haven, também uma college town, no estado de Connecticut. Apesar desta também ser uma college town, ela parece ser maior e mais movimentada que Princeton, com muito mais moradores inclusive.

Além de conhecer essas três excelentes universidades, eu também conheci o Barnard College, que faz parte da Columbia University. Essa instituição, mesmo sendo afiliada à Columbia, possui um processo seletivo e um campus próprio, e também possui diferentes áreas de graduação. O interessante de Barnard é que essa é uma instituição só para meninas! Isso influencia no core curriculum (grade curricular básica e obrigatória para quem estuda nessa instituição), que conta com várias aulas que prezam o engajamento feminino, e na estrutura dos dormitórios, que são only girls. Contudo, se você acha que terá aulas somente com meninas, você está enganado! Devido a parceria Barnard – Columbia, alunos de ambas as instituições podem usufruir de quase todas as oportunidades existentes em uma ou outra escola. Então, se você é aluno de Columbia mas quer fazer parte de uma organização estudantil de Barnard, você pode! E vice e versa. Inclusive, os times esportivos de Columbia e Barnard são integrados. E, por fim, quando você se gradua em Barnard, você sai também com um diploma da Columbia University. Bem legal, né?

Enfim, conhecer essas universidades foi uma experiência encantadora e inspiradora, que eu vou lembrar para sempre. Espero que, com esse pequeno texto, eu tenha conseguido passar algumas das minhas impressões dessas gigantes instituições para vocês