junho/17
26

Diário de Viagem – By Maria Lívia

Publicado por

Essa viagem tem sido, com certeza, a melhor coisa que já aconteceu em minha vida. Ser estudante é muito melhor que turista. Desde a chegada ao aeroporto, vi muita grandeza. Nunca havia saído do país, então confesso que não criei muitas expectativas. Toda viagem foi tranquila, e o cansaço foi facilmente sobrepujado pelo entusiasmo de ver um lugar completamente novo.

O primeiro dia em New York, pra mim, foi mais parecido com uma semana. Tudo é intenso e cheio de vida, dos passeios as aulas. A diferença cultural é enorme, por isso uma chance maior ainda de aprender e absorver tudo ao redor. Nesta semana de estudo aqui em NYC, a adaptação aconteceu de uma forma bem natural. Pouco a pouco me acostumei com a comida – é bem difícil ficar sem arroz e feijão – com os horários, o comportamento diferenciado dos americanos e, algo que me marcou muito, o pôr-do-sol. Em média, ocorre entre 20:30h e 21h. Sempre gostei de fotografar, mas esse pôr-do-sol de NY me rendeu uma memória bem cheia.

O simples caminhar pelas ruas se torna muito prazeroso, pois os estabelecimentos e lugares públicos, em sua maioria, possue uma estética diferenciada e agradável. A locomoção também é muito simples, podemos acessar qualquer lugar a pé ou de metrô. Nesses poucos dias aqui, visitei parques, centros culturais, grandes lojas e a beleza é de fazer inveja.

A vida de estudante aqui é muito facilitada, pois temos toda infraestrutura de que precisamos logo na porta do dormitório. Uma das coisas mais importantes durante esses dias foi ver como é diferente viver consigo mesmo. Comprar a própria comida, lavar minhas roupas, organizar meus horários ou até arrumar o quarto sem minha família por perto.

A saudade é forte, mas sei que isso me trará crescimento pessoal, então é só seguir em frente. Aprender a lidar sozinha com as situações, num país totalmente diferente, requer esforço e certas doses de paciência e coragem.

Hoje, sinto que fui bem preparada pra viver de forma independente e responsável, uma vez que nunca tive essa chance antes de sair do país. No mais, NY me recebeu com braços bem abertos, viver aqui tem sido incrível! Os atrativos superam qualquer desvantagem, e cada vez mais quero voltar aqui. Mas na próxima vez que vier, sairei com meu diploma de graduação, com certeza!