julho/17
12

Diário de Viagem – By Gabriela Mara

Publicado por

Acho que estou apaixonada pelo Bryant Park. Desde esse fim de semana, é provavelmente meu lugar favorito em Nova York. Devo começar dizendo que o parque é maravilhoso e nada que vi até agora pode se comparar com ele. Como um parque deve ser, é cheio de árvores, o mais verde possível, e tem um campo, bem no centro de tudo, que é do tamanho perfeito, especialmente levando em conta o fato de que ele acomoda várias pessoas quase toda semana para concertos de dança e música, que ficam bem cheios. No dia em que fui lá, havia uma amostra de dança contemporânea ocorrendo, e foi lindo. Agora um fato divertido: Há uma estátua do José Bonifácio de Andrada e Silva, que ajudou na independência brasileira, no parque, bem perto da grande fonte que tem lá (também maravilhosa). Aparentemente é um presente dos Estados Unidos do Brasil para os Estados Unidos da América. Quem diria, né?

Também é o parque mais limpo e bem cuidado que já vi. Há lixeiras em todos os cantos, normalmente separadas em recicláveis e orgânicos, e o banheiro é, honestamente, limpinho, cheiroso e muito bonito, o que não é típico de lugares públicos. Fiquei particularmente chocada com ele.

Os restaurantes, tanto no parque quanto nos arredores, são também muito bonitos e parecem muito bons. No dia me que fui, haviam food trucks a cada dois metros, com as mais diversas comidas, e nenhum me pareceu muito caro, o que é mais um ponto positivo para mim. Há alguns lugares permanentes lá e a comida deles cheirava muito bem. Fui logo depois do jantar, mas é melhor deixar para ir de estômago vazio, porque não faltam opções.

A melhor parte de tudo foi, definitivamente, a New York Public Library, que fica literalmente do lado. A arquitetura dela, e o pensamento de que aquele lugar majestoso estava cheio de livros encheu meus olhos de lágrimas. É tão belamente construída que eu mal podia acreditar. Estava fechada quando fui, mas somente aquela vista já tinha sido o bastante por um dia. Não só isso, mas há várias livrarias bem perto, e elas também tem um design que te enche de conforto rapidinho. Incrível.

Preciso frisar a localização: Bem na 5ª Avenida. Você pode sair andando do Central Park diretamente para ele, e a hora que passei nesse trajeto foi muito boa. Há várias lojas, prédios com arquitetura maravilhosa e pontos turísticos no caminho, então não foi uma caminhada desinteressante. Também tem uma estação de trem bem perto do parque, que vai direto de Barnard para a Times Square, e também é possível ir andando dela para o Bryant Park, já que é bem perto.

Eu vou voltar, isso já é definitivo, e vou aproveitar tudo de novo. Talvez eu fique lá para sempre, na verdade. Não sei. Tudo que sei é que amo aquele lugar um pouco demais.