novembro/17
30

Personal statement

Publicado por

Enquanto estive em Nova York, tive muita ajuda das professoras da The New School para escrever e desenvolver meu Personal Statement, que é um tipo de redação sobre o aluno que está aplicando. A pessoa que está aplicando pode escrever praticamente sobre o que quiser, especialmente sobre o que se interessa ou sobre sua história de vida. Essa redação serve para que a universidade conheça um pouco mais a fundo o candidato, e não apenas o avalie por conta de suas notas em provas e seu histórico escolar. Esse essay pode, às vezes, ter um peso maior do que provas como SAT ou ACT. Eu escolhi escrever sobre minha vida pessoal. Porém, não tem regra ou receita mágica. Existem alunos que têm sucesso escrevendo até sobre pães.

O Personal Statement ou Personal Essay é normalmente inserido no Common App e todas as universidades que o aluno aplica têm acesso a este mesmo texto. O texto pode ter no máximo 650 palavras, e, às vezes, esse pode ser o maior desafio encontrado pelo estudante. É muito difícil escrever algo que te interessa em apenas 650 palavras.
É necessário compreender que se leva tempo para escrever esse texto, pois enquanto escrevemos, podemos pensar em outros assuntos interessantes e mudar totalmente de tópico. Eu demorei dois meses contando com a ajuda de profissionais mega capacitadas. Também não se deve deixar para escrevê-lo de última hora. Por isso, para obter maior sucesso quanto ao personal essay, seja verdadeiro, seja breve, porém consistente com sua ideia, seja positivo e o mais importante: seja você mesmo.

Os temas “oferecidos” no Common App 2017/2018 são os seguintes:

– Alguns estudantes têm um passado, identidade, interesse ou talento que é tão importante que eles acreditam que seu application fique incompleto sem isso. Se isso se parece com você, então por favor compartilhe sua história.
– As lições que levamos de obstáculos que encontramos podem ser fundamentais para sucesso posterior. Relembre um tempo que você enfrentou um desafio, atraso ou derrota. Como isso te afetou e o que você aprendeu com essa experiência?

-Reflita sobre um tempo que você questionou uma crença ou ideia. O que despertou seu pensamento? Como você se saiu?
– Descreva um problema que você solucionou ou gostaria de solucionar. Pode ser um desafio intelectual, uma pesquisa, um dilema ético – tudo que é importante para você, não importando em qual escala. Explique o significado disso para você e quais passos você tomou ou tomaria para solucioná-lo.

– Fale sobre uma realização ou evento que lhe proporcionou um período de crescimento pessoal e um novo entendimento de você próprio ou de outros.

– Descreva um tópico, ideia ou conceito que você ache tão importante que te faça perder a noção do tempo. Por que é tão cativante para você? Você se volta para quem ou o que para aprender mais?

– Escreva sobre algo de sua escolha.

Espero ter conseguido ajudar um pouquinho com dúvidas sobre o personal essay de vocês. Até a próxima,

Carolina.