abril/17
25

Imersão nos estudos: saiba o que aconteceu no Prep Course

Publicado por

De 8 a 13 de março, as 39 jovens selecionadas no Ganhar o Mundo, dentre as 781 inscrições, participaram do curso formativo, ministrado pela Fundação Estudar, no Hotel-escola Bela Vista, em Volta Redonda (RJ). Foram dias imersos nos assuntos ligados aos processos seletivos de universidades no exterior, autoconhecimento e reflexão sobre a própria história e identidade, protagonismo e engajamento, além de um panorama sobre as provas e dicas para o application.

Durante o curso formativo, as garotas contaram sobre a cultura de seus estados e cidades e compartilharam suas experiências. São meninas com trajetórias recheadas de premiações e atividades, como medalhas em Olimpíadas brasileiras de Física, Matemática, Astronomia, entre outras; participação em iniciação científica, ações de simulação da ONU, monitoria escolar, trabalho voluntário, projetos culturais e sociais, prática esportiva e atividades artísticas.

Para enriquecer a programação, houve roda de conversa com a diretora de Recursos Humanos da CSN, Rosana de Pádua, e a presidente da Fundação CSN, Monica Fogazza, que falaram sobre suas trajetórias. Além do amplo conteúdo sobre candidatura às universidades no exterior, as jovens participaram de atividades no Centro Cultural Fundação CSN, como a oficina de tambores de aço e percussão. Os momentos foram repletos de descontração e diversão.

Para marcar a importante vivência no Prep Course em encontro com candidatas de todo o Brasil, uma das bolsistas teve a ideia de criar a Cápsula do Tempo. Todas as meninas escreveram cartas para si mesmas sobre seus sonhos e projetos que serão lidas daqui a 10 anos. A Cápsula do Tempo foi enterrada no jardim do Hotel-escola Bela Vista, e foram elas que colocaram a mão na massa!

O processo seletivo do Ganhar o Mundo segue em andamento. Para alcançar a proficiência da língua exigida nos processos de aplicação, as jovens bolsistas estão concorrendo a um curso intensivo de inglês nos Estados Unidos, na The New School, em Nova York, com duração de 8 semanas, e Pre-College Program em Barnard, com duração de 4 semanas. Ao final, as jovens poderão concorrer à bolsa de graduação para estudar o curso que desejar em Barnard (NY).